CND INSS: Emissão de certidão negativa INSS

Hoje vamos falar sobre a CND INSS, documento importante que comprova a regularidade do sujeito passivo em relação às contribuições feitas ao INSS. Ficou com dúvidas, quer saber o que significa CND INSS e como solicitá-la? Acompanhe a nossa matéria de hoje e emita a sua!



CND INSS

CND INSS

CND INSS: O que é CND?

A CND nada mais é do que a Certidão Negativa de Débitos. Ela comprova a regularidade do contribuinte pagador de impostos em relação às suas contribuições previdenciárias ou devidas por lei a terceiros, inclusive as Inscrições em Dívida Ativa no INSS. Mantenha-se atualizado com a sua CND e também com a tabela INSS 2017.

Quem faz a expedição da CND INSS é a Receita Federal do Brasil desde 2007. Se não houver nenhuma pendência no sistema da Receita Federal, a CND é emitida automaticamente. Se tiver alguma pendência, a CND não poderá ser expedida.

CND INSS: Para que serve?

A CND INSS serve para comprovar que você está em dia com as contribuições obrigatórias, ou seja, que você não tem nenhum imposto atrasado.

A CND INSS pode ser estadual ou federal. Os órgãos de proteção ao crédito administram quem deve ou não alguma coisa e a Receita Federal ou a Secretaria da Fazenda administram quem deve para a União.

Essa certidão é exigida em diversas situações. A principal delas é quando se tem a solicitação de algum tipo de financiamento, seja de compra ou de venda.

2

CND INSS: Como solicitar a sua CND?

Você poderá solicitar a sua Certidão Negativa de Débitos, a CND INSS, de duas maneiras.

  1. Indo pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. O prazo para emissão nesses órgãos é de apenas 10 dias úteis, não podendo ultrapassar esse limite.
  2. Pela internet através desses dois endereços: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou Receita Federal do Brasil. O procedimento pela internet é bem mais rápido.

CND INSS: Como emitir pela internet

Para fazer a emissão pela internet, nós montamos um passo a passo para você seguir.

A vantagem de realizar esse tipo de serviço pela internet é que você não precisa enfrentar filas enormes, pois você poderá fazê-lo no conforto da sua casa. Acompanhe:

  1. O primeiro passo é você acessar esse site;
  2. Abrirá uma tela onde deverão ser preenchidos os dados do CEI ou CNPJ;
  3. Logo em seguida, você deverá escolher uma opção em relação a emissão da certidão como Averbação de Imóveis ou outras finalidades contratuais;
  4. Digite os caracteres correspondentes para confirmar que você não é um robô;
  5. Na última etapa, clique em Cadastrar.

3

Em seguida, abrirá uma tela com todos os dados da entidade que emitirá a CND. Nesta tela estarão o nome completo, o endereço, o bairro, o estado e o CEP. Verifique se correspondem aos seus dados e clique em “Confirmar”.

Lembre-se: se não houver nenhuma pendência com o INSS, a CND é expedida automaticamente. Caso contrário, aparecerá uma mensagem comunicando que foi impossível realizar a emissão.

Dica especial: faça uma consulta das suas pendências e as regularize o quanto antes para que seja possível fazer a emissão.

CND INSS: Emissão de certidão negativa INSS
Avalie este artigo

Alguma Dúvida? Faça um comentário!