Tabela INSS 2017: Nova e Atualizada!【ACESSE AQUI】

Junto com o salário mensal, é descontado do trabalhador algumas taxas e impostos, e entre eles está o INSS. É importante que os trabalhadores assalariados se mantenham informados sobre a tabela INSS 2017. E para te deixar sempre por dentro de todas estas informações, separamos aqui as atualizações da tabela INSS 2017. 



Tabela INSS 2017

Tabela INSS 2017

Saiba aqui quais alterações foram feitas na tabela INSS 2017 e todas as informações sobre sua contribuição!


Tabela INSS 2017: O que é e para que serve a tabela?

human-group-with-questions-and-doubts

A tabela INSS 2017 serve como referência para que os trabalhadores assalariados conheçam a porcentagem que será descontada mensalmente de seus salários.

Para você entender melhor, te mostraremos como funciona a tabela INSS 2017, como realizar a consulta de forma simples e pratica, além de tirar duvidas comuns.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma organização pública. Tem como função prestar serviços previdenciários para todos os brasileiros. Se você recebe salário, tem carteira assinada, com certeza é descontado do seu salário esta contribuição mensal à Previdência Social. 

O INSS é também o responsável por pagar a aposentadoria aos que já contribuíram com a previdência e chegaram no tempo de se aposentar. Toda essa contribuição mensal serve como um seguro para você. Quando seu tempo de trabalho excede, ela te garante este benefício, de acordo com o valor arrecadado durante o tempo de serviço. 

inss

A tabela INSS 2017 é fundamental para todos os contribuidores terem uma noção de quanto deverão pagar, e como dissemos logo no início, serve para que os trabalhadores que recebam seus salários regularmente, saibam o valor que será descontado todos os meses como contribuição mensal para o INSS.

Com a tabela em mãos, o trabalhador pode fazer o cálculo e saber quanto será descontado de seu salário.

O que é contribuição para o INSS e para que isso serve? Isso te mostramos no próximo tópico, vem conferir! 


Tabela INSS 2017: Entenda melhor como funciona

A tabela foi criada pelo INSS com o objetivo de orientar e proteger os trabalhadores. teacher-pointing-blackboardO valor recolhido pelo INSS, ou seja, o valor descontado do seu salário mensalmente, costuma mudar anualmente e por isso consultar a tabela INSS 2017 é tão importante.

A tabela não serve apenas como um instrumento de consulta, mas também como um instrumento de proteção aos trabalhadores. Muitos deles não entendem seus holerites, também chamado de contracheque, e não sabem o que significa cada desconto, portanto, ao consultarem a tabela, poderão ter a certeza de que não estão sendo enganados pelos seus empregadores.

O desconto sempre varia de acordo com as faixas salariais. Quem recebe um salário maior, contribui com um valor maior para o INSS, ou seja, o desconto é maior. Porém, quando chegar a hora de receber a aposentadoria, também terá um maior rendimento, de acordo com o que contribuiu. 

2

Consultar e fazer o cálculo com a tabela INSS 2017 é muito simples. Ela exibe a faixa salarial e a devida porcentagem de desconto para quem recebe um salário dentro daquela faixa. Tudo o que o trabalhador deve fazer é calcular o desconto com base em seu salário.

Afinal, o que significa “contribuir para o INSS”?

O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias e demais benefícios para quem contribui aposentados. Assim, a contribuição mensal visa garantir o recebimento de todos esses benefícios pelos contribuintes quando eles se aposentam.

Ao contribuir com o INSS, o trabalhador tem direito a:

  • Aposentadoria por tempo de serviço ou por invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família;
  • 13ª salário;
  • Auxílio-acidente ou auxílio-doença;
  • Reabilitação profissional.

O valor a ser pago para o INSS desconta de 5 a 10% do valor total do seu salário.  Por isso, é muito importante consultar a tabela INSS 2017, pois nela você encontra os valores atualizados de quanto você terá de desconto.

 Você tem a opção de consultar o valor online, sem burocracia, saiba mais aqui.  O calendário de pagamento do INSS também está disponível para você acessar, confira aqui!

Se você já é contribuinte, pode emitir um extrato de pagamento para conferir se está sendo pago mensalmente e de acordo com o valor descontado do seu salário pela empresa.

Clique aqui para emitir o extrato de pagamento do INSS.


Tabela INSS 2017 Nova e Atualizada!

A tabela INSS 2017 varia de acordo com cada categoria. Os valores de contribuição mudam por conta das alíquotas. A alíquota é o percentual aplicado para calcular o valor do tributo a ser pago. Esta porcentagem muda de acordo com o salário do contribuinte e em que categoria ele se encaixa. 

Para te deixar mais esclarecido quanto a sua contribuição, confira a seguir a tabela INSS 2017 de acordo com cada categoria e saiba em qual delas você se encaixa: 

Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso:

tabela-1

Na categoria Empregados, estão todos aqueles que trabalham de carteira assinada, contrato temporário, diretores-empregados, que prestam serviço a órgãos públicos (como ministros, secretários e cargos em comissão em geral), que trabalham em empresas nacionais instaladas no exterior, multinacionais que funcionam no Brasil ou organismos internacionais e missões diplomáticas instaladas no país. 

O Empregado Doméstico é todo aquele que presta serviço na casa de uma pessoa ou família, desde que esta atividade não tenha fins lucrativos para o empregador. São exemplos de empregados domésticos: a empregada (saiba mais sobre esta categoria, clicando aqui), a governanta, o jardineiro, o motorista, o caseiro, etc. 

Como Trabalhador Avulso estão todos os que prestam serviços a várias empresas, mas são contratados por sindicatos e órgãos gestores de mão de obra. Como exemplo são os trabalhadores em portos (carregador, amarrador de embarcações, estivador, etc), os que trabalham na indústria de extração de sal ou no ensacamento de cacau. 

Tabela para Contribuinte Individual e Facultativo

tabela-2

Como Contribuinte Individual estão todos que trabalham por conta própria, como autônomos, ou que prestam serviços às empresas mas que não tem nenhum vínculo empregatício. Os motoristas de táxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, eletricistas, vendedores ambulantes, entre outros estão nesta categoria. Se você se encaixa nesta categoria, é necessário saber como pagar para receber sua aposentadoria, e isso você confere clicando aqui. 

Todas as pessoas com mais de 16 anos, que não possuem renda própria, mas decidem, por sua vontade, contribuir para a Previdência Social, são os denominados Contribuintes Facultativos. Dona de casa, síndico não-remunerado, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes bolsistas ou não, estão nesta categoria. 

Como você pode observar, categorias de empregado doméstico, empregado e trabalhador avulso apresentam faixas e alíquotas diferentes de contribuintes facultativos e individuais.

Tabela para Beneficiários

Diferente na tabela apresentada acima, a tabela INSS 2017 para beneficiários, é utilizada por quem recebe algum tipo de benefícios da previdência social. A tabela para beneficiários e utilizada para consulta sobre as datas de pagamento do beneficio. Consulte aqui seu benefício!

Alguns dos benefícios: auxílio-doença, salário-família, aposentadoria por invalidez ou tempo de serviço, seguro-desemprego, décimo terceiro salário, reabilitação profissional, entre outros.

calendario-inss-2017

Para receber um destes benefícios, é preciso atender a alguns requisitos. Confira a seguir cada benefício e quem pode recebê-lo:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: para receber este benefício, é preciso comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, para os homens, ou 30 anos de contribuição, para as mulheres. Saiba mais aqui!
  • Auxílio-doença e acidente: o assegurado do INSS foi acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho. Você pode conferir todos os detalhes deste benefício clicando aqui!
  • Pensão por morte: é pago aos dependentes dos segurado do INSS que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente. 
  • Salário-maternidade: para as seguradoras que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção, ou aos segurados que adotem uma criança

Você pode fazer o agendamento pela internet para dar entrada em um destes benefícios, saiba mais aqui

Assim que as tabelas atualizadas para o ano de 2017 estiverem disponíveis, atualizaremos trazendo as novas informações!

Além de acessar nosso site todos os dias para conferir as noticiais, você pode também encontrar a tabela de contribuição mensal em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou no site da Previdência Social através desse link.

Tabela INSS 2017: Nova e Atualizada!【ACESSE AQUI】
Average: 4.6 (92.31%) out of 39

22 Comments - Adicione Comentário

Alguma Dúvida? Faça um comentário!