Aposentadoria INSS 2019: Novas Regras, Como dar entrada?

A jornada de trabalho é cansativa, algumas pessoas trabalham pelo menos 6 dias por semana, por isso quando surge a possibilidade de aposentadoria INSS 2019 abrem-se as portas para um descanso merecido e a oportunidade de conseguir a retribuição salarial pelo tempo trabalhado. Conheça agora, todas as novas regras sobre a aposentadoria INSS 2019!

Aposentadoria INSS 2019

Aposentadoria INSS 2019

Como Funciona a aposentadoria INSS 2019?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria. A aposentadoria INSS 2019 é divida em modalidades, cada uma com as suas novas regras INSS:

  • Por tempo de contribuição: benefício destinado ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher;
  • Auxílio-doença: benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente;
  • Pensão por morte: benefício pago aos dependentes do segurado do INSS, que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente;
  • Salário-maternidade: benefício pago aos segurados no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.

Os únicos casos que não permitem o recebimento do valor por tempo indeterminado são o auxílio doença, já que é necessário fazer a perícia periodicamente e se constatado validez o indivíduo deixa de receber o benefício e volta a trabalhar. O mesmo acontece com o salário-maternidade, que vale até 120 dias.


Quem pode solicitar a aposentadoria INSS 2019?

Cada modalidade estipula exigências particulares para que o segurado do INSS solicite o seu benefício, mas a principal regra que deve ser conferida pelo trabalhador é se o estabelecimento ao qual ele presta serviços o registrou em Carteira de Trabalho e faz o desconto mensal em seu salário para pagar o INSS.

Todas as informações sobre quem pode solicitar a aposentadoria INSS 2019 devem ser esclarecidas na agência mais próxima, inclusive os documentos para a comprovação deste direito. O site da instituição também disponibiliza os requisitos, verifique clicando aqui.


Agendamento INSS 2019

Para dar entrada ao seu benefício é importante fazer o agendamento INSS 2019 que tem o objetivo de dar um atendimento mais cômodo e resolutivo. Este processo pode ser feito via internet, veja o passo a passo:

Passo 1: No site do INSS, ir para a página direcionada ao agendamento INSS e clicar em ‘Agendar’;

Passo 2: Clique para abrir a lista com os serviços disponíveis;

Passo 3: Selecione o serviço de seu interesse. Não esqueça de digitar o código verificador, para somente depois clicar em ‘Avançar’;

Passo 4: Informe os seus dados pessoais para iniciar o agendamento.


Como é o pagamento da aposentadoria INSS 2019?

O valor da aposentadoria INSS 2019 não é o mesmo para todos os beneficiários, pois cada um deles fez uma contribuição diferente durante todos os anos. Para sacar o pagamento, o segurado recebe um cartão do INSS que permite a retirada do dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal e nas Casas Lotérica.

Quando este valor é depositado em conta corrente, a movimentação segue as regras da conta, podendo usar normalmente cartão de débito e fazer saques parciais e pagamentos de contas e compras.​ Quem, por qualquer motivo, não puder comparecer à agência, deve nomear um procurador, autorizado pelo INSS, para efetuar o saque​.

As datas de pagamento seguem uma tabela de pagamento INSS. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

  • Número do Benefício (NB): 999.999.999-9.

O número a ser observado será o penúltimo algarismo. Além dessa informação, também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele.

Veja a tabela na imagem abaixo sobre as informações de 2018, para 2019 ainda não foram divulgadas as datas.


Novas Regras Aposentadoria INSS 2019 85/95

Já ouvir falar sobre a regra de aposentadoria fórmula 85/95? Esta é uma Lei que vale para casos de aposentadoria por tempo de contribuição. Este cálculo levará em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado. Alcançados os pontos necessários, será possível receber o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário.

Até 30 de dezembro 2018, o segurado deve somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. A partir de 31 de dezembro de 2018, para afastar o uso do fator, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A lei limita esse escalonamento a 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.

Veja este exemplo de cálculo para nova aposentadoria:

  • Idade + tempo de contribuição = 85 para mulheres e 95 para homens;
  • Mulher: 53 anos + 32 anos de contribuição = 85 pontos, está apta a receber a aposentadoria integral;
  • Homem: 59 anos + 36 anos de contribuição = 97 pontos, está apto a receber a aposentadoria integral.


Contato INSS

Para esclarecer suas dúvidas, registrar algum tipo de reclamação, elogio ou sugestão e realizar solicitações diversas, você pode acessar os canais de comunicação do INSS, gratuitos e prontos para prestar ajuda. Veja o contato INSS:

  • Telefone: Central de Atendimento 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília);
  • Internet: pelo link oficial desta página;
  • Correspondência: Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF;
  • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Aposentadoria INSS 2019: Novas Regras, Como dar entrada?
Average: 5 (100%) out of 2

Alguma Dúvida? Faça um comentário!